quarta-feira, 8 de julho de 2015

“...CADA HISTÓRIA NOS DIZ, ALGO SOBRE QUEM A CONTOU, NÃO HÁ UM DESTINO A CUMPRIR, TODA ESCOLHA DIZ QUEM EU SOU...”

Neste Blog no título faço uso de uma frase da música “As escolhas”, do Lulu Santos. O trecho da música escolhida, diz assim: “É preferível nada dizer, do que depois ter de se arrepender, da mais coragem para se viver, quando não há mais nada a perder. Todos os dias se vê, um motivo para entristecer, gente a quem se nega o valor ou um sonho que não vingou. Cada história nos diz, algo sobre quem a contou, não há um destino a cumprir, toda escolha diz quem eu sou. É preferível nada dizer do que depois ter de se arrepender, dá mais coragem para se viver, quando não há mais nada a perder.

Você tem observado o que está acontecendo no Brasil e no Mundo. Tem certos momentos que não acredito nas notícias, mas em outros, como é que essas coisas estão acontecendo, e ninguém comenta ou se manifesta. Vamos aos fatos:


1. INTERNACIONAL

1.1. PLATAFORMA DEEPWATER HORIZON

No dia 20 de abril, ocorreu a explosão da plataforma Deepwater Horizon, desde o acidente que ações judiciais se arrastam, até que a empresa BP admitisse um acordo do valor a ser pago, que é a notícia abaixo. 

BP vai pagar US$ 18,7 bilhões em indenização 

1 hora 29 minutos atrás, AFP 

A companhia de petróleo britânica BP vai pagar uma indenização de US$ 18,7 bilhões por causa de um acidente em 2010 no Golfo do México que provocou um enorme vazamento de petróleo. 

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/video/bp-vai-pagar-us-18-201123169.html

Comentário: Depois de quase cinco anos sai o acordo para pagamento de umas das maiores indenizações da história, trata-se do maior acidente ambiental dos Estados Unidos, que teve ainda 11 trabalhadores mortos. O acordo ainda precisa ser aprovado por um juiz federal. 

1.2. QUEDA DE AVIÃO EM TAIWAN

Quando este acidente ocorreu várias causas foram levantadas, mas nenhuma delas apontava para o desfecho abaixo:


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-07-02/piloto-desligou-motor-e-provocou-queda-de-aviao-que-matou-43-em-taiwan.html

Comentário: Esse acidente após esta notícia deve fazer parte do contexto de “falha humana”, nos cursos de Gerência de Riscos; Análise de Acidentes; etc. É importante destacar que a notícia como está permite outras ilações, em relação as defesas vencidas, antes de se chegar na falha do piloto.

2. NACIONAL

2.1. AGROTÓXICOS

Este tema sempre virá à tona, uma vez que nossa produção agrícola é significativa, dessa forma surgem vários problemas, isto está ratificado na notícia do SINAIT. 


Fonte: https://www.sinait.org.br/site/noticiaView/11162/pesquisador-da-abrasco-diz-que-ministra-tenta-flexibilizar-uso-de-agrotoxicos-no-brasil

Comentário: Inacreditável que num governo que nasceu da luta sindical, existam ministros que defendam uma causa dessas. Estou me solidarizando com as preocupações da ABRASCO e da sociedade cientifica da saúde coletiva do Brasil, com relação a esta questão de flexibilizar o uso de agrotóxicos deste país, até porque os Auditores Fiscais do Trabalho tem detectados diversos problemas, e eles estão citados na matéria do SINAIT.

2.2. NR 12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

No final de junho de 2015 o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a revisão da NR 12, ela foi discutida na Comissão Nacional Tripartite Temática - CNTT (composta por representantes do Governo, empregados e empregadores) e aprovada na última reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente - CTPP, ocorrida em 23 de junho de 2015.


Comentário: Neste Blog já falei demais sobre a NR 12, sou um técnico e não político, num país, onde a média/ano de 2011 a 2013, do número de acidentes no trabalho com máquinas e equipamentos chegou a 73.947 (Fonte: Nota Técnica nº 11/2015), ou seja, 6162 por mês e por consequência 205 por dia, não dá para atender propostas para flexibilizar a NR 12. Pois bem, esta revisão é um recuo em relação à proposta original, mas foi considerada pela FIESP como um pequeno avanço, uma vez que os Empregadores querem uma revisão mais completa, que enfoque os seguintes tópicos: linha de corte temporal para preservar o parque industrial existente; obrigações distintas para fabricantes e usuários; possibilidade de interdição de máquinas e equipamentos somente se for comprovado grave e iminente risco por laudo técnico circunstanciado e por ato do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego; tratamento diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte. Antes de revisar a NR 12, precisávamos isto sim, baixar o número de acidentes no trabalho com máquinas e equipamentos no Brasil, esta é a verdadeira lição de casa.

Voltando a música do título: “Todos os dias se vê, um motivo para entristecer, gente a quem se nega o valor ou um sonho que não vingou”. Da minha parte, “toda escolha diz quem eu sou”. 

Traduza este texto para sua realidade e faça comentários eu gostaria de recebê-los.

Abraços,

ARmando Campos